Chamada e Submissão de Trabalhos

A partir dos objetivos gerais traçados para o VI FPMU, a Comissão Organizadora convida profissionais, professores/as, pesquisadores/as e estudantes de diferentes tipologias de Coleções e Museus Universitários para apresentarem e compartilharem os resultados de seus trabalhos, pesquisas e estudos ao longo do evento. Os trabalhos poderão ser apresentados oralmente, ou em formato de pôster ou vídeo-pôster. Levando em conta o histórico dos temas de edições anteriores e do tema central da sexta edição do FPMU – Patrimônio Museológico universitário: experiências e olhares diversos -, as apresentações de trabalho se dividirão nas seguintes temáticas:

  1. Gestão de coleções e acervos universitários
    Os museus são espaços simbólicos que preservam e salvaguardam o patrimônio de um determinado grupo social, entre eles, os acervos e coleções que são organizadas no âmbito dos espaços universitários e que representam um patrimônio do saber. É crescente a necessidade de geri-los, sistematizá-los e disponibilizá-los ao público. Questão que passa, fundamentalmente, pela gestão e distribuição de recursos financeiros e humanos especializados. Considerando essas questões, o tema Gestão de coleções e acervos universitários tem por objetivo trazer à baila discussões voltadas para políticas de fomento para estes espaços, com ênfase no desenvolvimento e aplicabilidade de alternativas que se refiram à promoção e à manutenção dos museus e coleções universitárias, realização de ações e estratégias voltadas para a segurança das coleções e dos museus, a formação e especialização de profissionais e pesquisadores que trabalham com essas coleções e atividades que se fundamentam no tripé ensino, pesquisa e extensão universitária.
  2. Redes de cooperação
    As redes de cooperação estão sendo adotadas como estratégias e ferramentas de gestão e articulação entre diferentes grupos de estudos, pesquisa e trabalho, nos mais diversos setores da sociedade. Tais modelos implicam em diálogos horizontais e também na atuação mais ativa e participativa dos integrantes, o que potencializa e também cria graus de desafios para a sua plena operacionalização. Qual a influência das novas mídias sobre esses modelos? Quais são as potencialidades e os desafios dessa forma de trabalho no ambiente universitário? Por meio dessas questões, assim como de outras possíveis, esse tema busca ampliar o debate sobre a importância das redes de cooperação para a preservação e promoção das coleções e museus universitários.
  3. Organização e comunicação da informação museológica 
    É crescente a quantidade de informações produzidas nos espaços de memória com o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária. Essa grande produção informacional origina novos documentos que necessitam de organização. Pensando na necessidade de organizar e disponibilizar o conjunto dessas informações, esse tema tem como objetivo desenvolver discussões acerca dos processos documentais e comunicacionais voltados para os acervos e coleções universitárias. Os trabalhos submetidos deverão versar sobre os procedimentos metodológicos de documentação museológica, com ênfase no processo da produção até a comunicação desses acervos, assim, propostas como elaboração de sistemas informacionais para metodologias de registros e catalogação de acervos e ações de pesquisas para acervos científicos. Essas perspectivas contribuirão, sobremaneira, para o compartilhamento das diversas experiências voltadas para essas áreas temáticas.
  4. Conservação de acervos e coleções universitários
    A partir da discussão sobre a complexidade da preservação dos acervos, a Comissão Organizadora propõe uma ampla reflexão sobre os aspectos referentes ao estado físico e o espaço em que essas coleções estão acondicionadas. A salvaguarda do acervo museológico universitário, principalmente em relação aos aspectos de segurança e conservação preventiva, tem sido bastante discutida recentemente, infelizmente, por conta de incêndios que causaram danos irreparáveis em diferentes instituições. Por serem espaços bastante vulneráveis, a troca de experiências e compartilhamento de estratégias de sucesso tornam-se fundamentais. Nesse sentido, o presente tema tem como objetivo trazer à tona as discussões teórico-metodológicas sobre os processos desenvolvidos para a preservação dos acervos e coleções universitárias.
  5. Processos educativos e expográficos
    A compreensão da importância dos processos educativos e expográficos nos museus universitários amplia as possibilidades de diálogos com a sociedade por meio da socialização de conhecimentos acadêmicos e do fomento de reflexões e debates. O contexto da pandemia de COVID-19 lançou novos desafios para a concretização de práticas e ações que visam à difusão de conhecimentos científicos e ao estreitamento de laços entre os museus e a sociedade. O crescente número de iniciativas pautadas na colaboração com movimentos sociais, povos indígenas, quilombolas, entre outros coletivos, precisou estabelecer novas estratégias de modo a manter a valorização de diferentes formas de conhecimento nos espaços museais universitários. Neste sentido, a presente temática propõe a reflexão sobre experiências que concentram esforços na consolidação dos museus como espaços de diálogo e construção de conhecimento.

O objetivo central dessas temáticas é discutir sobre o patrimônio universitário de maneira mais abrangente, de forma a contemplar as ações de promoção e preservação que são desenvolvidas nos arquivos, bibliotecas, herbários, planetários, centros de memória, centros de documentação, centros de divulgação científica e parques naturais.

As submissões de trabalhos para avaliação deverão ser enviadas até o dia 30 de junho de 2021 pela plataforma Doity https://doity.com.br/vi-frum-nacional-de-museus-universitrios. Os resumos dos trabalhos devem conter no máximo 200 palavras e 3 palavras-chaves.

Serão aceitas propostas nas modalidades pôster, vídeo-pôster e comunicação oral.

Para todas as modalidades, deverão ser enviados resumos que devem conter as seguintes informações: introdução, objetivo, metodologia, resultados e considerações finais.

Serão aceitos trabalhos em co-autoria. O número máximo de autores por trabalho é três (03). É necessário que os autores e co-autores efetuem o pagamento da inscrição no VI FMU. Cada participante poderá apresentar até  três (03) trabalhos como autor ou co-autor.

Serão aceitos trabalhos em co-autoria. O número máximo de autores por trabalho é três (03). É necessário que os autores e co-autores efetuem o pagamento da inscrição no VI FMU. Cada participante poderá apresentar até três (03) trabalhos como autor ou co-autor.

As propostas serão avaliadas pela Comissão Científica e os resultados dos pareceres serão enviados por correio eletrônico até 25 de julho de 2021.

As informações sobre dia, horário e forma da apresentação das comunicações orais serão informadas no site do VI FMU. Os pôsteres e vídeo-pôsteres ficarão disponíveis para acesso online durante o evento.

As propostas aprovadas como comunicação oral terão o trabalho completo entre 10 (dez) e 15 (quinze) páginas publicados nos anais do evento e as propostas aprovadas como pôster e vídeo-pôster terão os seus resumos publicados.

Os pôsteres e vídeos-pôsteres deverão ser enviados através da plataforma de submissão do trabalho em formato pdf. e mp4., respectivamente, até o dia 11 de outubro de 2021.

Os pôsteres devem apresentar o título do trabalho, nomes dos autores, contatos e os tópicos abordados no resumo submetido. As dimensões para projeção virtual, considerando o Microsoft Power Point, são aproximadamente de 34 cm de largura x 19 de altura, fonte Arial 28pt para o título e Arial 16-20pt para o corpo do texto. É facultativo o uso de imagens. Não poderão ultrapassar 5MB.

Os vídeos-pôsteres podem ser gravados por celulares, computadores ou câmeras. Os dispositivos devem ser posicionados na horizontal de forma estável, evitando ruídos externos e com iluminação adequada. As configurações recomendadas são:

Duração máxima: 3 minutos

Formato: MP4

Resolução e proporção: 720p: 1280 x 720 (mínimo)

Tamanho do arquivo: 200MB (máximo)

Os trabalhos completos devem ser enviados pela plataforma de submissão do trabalho em formato .doc ou .docx até o dia 25 de agosto de 2021 seguindo as diretrizes indicadas, conforme template. Os trabalhos que não seguirem as diretrizes serão encaminhados aos respectivos autores para correção. Caso não sejam devolvidos até 08 de outubro de 2021 não serão publicados nos anais do evento.

A ausência na apresentação do trabalho e no envio do pôster e vídeo-pôster implica no cancelamento da emissão do certificado como apresentação de trabalho.

Inscrições

As inscrições estarão abertas a partir do dia 17 de maio de 2021 e seguem até dia 30 de junho de 2021. Para se inscrever, acesse https://doity.com.br/vi-frum-nacional-de-museus-universitrios#registration